Névoa de óleo extraída do salão e temperaturas baixas na máquina e tanque de resfriamento

“Nós só precisamos da névoa de óleo extraída do salão e eu não quero nenhum incômodo com isso”. É por isso que Lucien Heemskerk, da Heemskerk Fijnmechanica em Waddinxveen, tinha três separadores de névoa de óleo 3nine instalados em sete de suas máquinas. Os separadores de névoa de óleo, distribuídos na região de Benelux pela empresa Glavitech, não só garantem melhor qualidade do ar na oficina, mas também diminuem a temperatura no maquinário e no tanque de resfriamento.

A empresa familiar Heemskerk Fijnmechanica é especializada em moagem e torneamento CNC de produtos de alta qualidade, com base em uma variedade de especificações do cliente. A empresa também fabrica moldes a vácuo para a indústria de embalagens de produtos alimentícios e não alimentícios. A Heemskerk tem um extenso parque de máquinas composto por cerca de 50 máquinas CNC, 13 das quais têm carregamento por robôs. Isso permite que elas sejam flexíveis nas necessidades e exigências específicas de seus clientes.

Investimento constante

A Heemskerk Fijnmechanica está constantemente investindo em máquinas e automação. Em 2016, foram instaladas oito máquinas de 5 eixos e, neste ano, será instalada uma nona, todas com um robô à frente. Existem 23 estações CADCAM no salão, que todos os funcionários têm acesso para programação. “Todos os nossos investimentos visam seguir em frente”, diz Lucien Heemskerk. “Para ser capaz de trabalhar de forma mais eficiente, reduzindo custos. Porque você tem que ser realista: maquinários são um mercado altamente competitivo, agora mais do que nunca. Hoje em dia, a qualidade é muito importante ao mesmo tempo em que o preço está se tornando o fator determinante.”

Ambiente de trabalho saudável

Também são feitos investimentos para o ambiente de trabalho. A Heemskerk está empenhada em ser um empregador de primeira classe, criando um ambiente de trabalho seguro e saudável, e quer os ganhos de eficiência que podem ser alcançados ao fazê-lo. Existem três condicionadores de ar no telhado da sala de produção que acabam removendo a névoa de óleo insalubre* que é liberada no ar durante o processo do maquinário. Novos maquinários são sempre adquiridos com uma solução de névoa de óleo. A Heemskerk teve diferentes tipos de soluções de névoa de óleo ao longo dos anos, todos usando cartuchos de filtro e ou filtros eletrostáticos.Mas esses filtros tornam-se poluídos, afetando sua operação, um ventilador quebra de tempos em tempos e às vezes um fio arrebenta. Os operadores não limpam a extração na máquina, então você sempre precisa contratar serviços de limpeza. Eventualmente, você precisa substituí-los. Em suma, se você analisar criticamente, os sistemas [tradicionais] têm algumas boas qualidades, mas não estão completos. Eles exigem muita manutenção e muitas vezes você tem problemas com eles. Os custos de manutenção aumentam sem ser notados e isso se traduz em muita coisa.”

Separação em vez de filtragem

Lucien Heemskerk analisou os separadores de névoa de óleo oferecidos pelo fabricante sueco 3nine antes, mas foi desmotivado pelo preço. No entanto, quando voltaram a ter problemas com uma nuvem enorme de névoa de óleo na sala de produção, eles perceberam que precisavam de uma solução melhor. Eles chamaram Pieter Glavimans da Glavitech, o distribuidor 3nine na região de Benelux, e encomendaram seis separadores de névoa de óleo. Como o nome dessas unidades indica, eles não filtram, eles separam.

Com as tecnologias mecânicas tradicionais, a contaminação é coletada em meios filtrantes e nas unidades eletrostáticas, várias placas de filtro carregadas são usadas. O inovador separador da 3nine separa fisicamente as partículas de fluido do ar processado, oferecendo recuperação de fluidos de corte para reutilização, ar limpo e ajuda a manter uma temperatura constante no maquinário. Os separadores de névoa de óleo 3nine usam uma pilha de disco rotativa que limpa o ar para 99,9% até 1μm sem um filtro. Os 0,1% restantes são removidos por um filtro HEPA de estágio final H-13, que tem uma expectativa de vida entre 2 e 3 anos sob condições normais de operação.

A separação evita a manutenção frequente e a substituição regular de filtros, enquanto um tem um vácuo constante no espaço de processamento da máquina

, diz Pieter Glavimans.

Grandes poluidores
separadores de névoa de óleo 3nine

A Heemskerk Fijnmechanica escolheu o separador de névoa de óleo Lina 500 da Série BLUE LINE da 3nine. Aqui você vê um exemplo de dois Linas instalados em tornos Nakamura Tome rodando 24/7.

A Heemskerk Fijnmechanica lidou com grandes poluidores de maquinário em seu parque de máquinas. Por exemplo, os tornos que geralmente acabam funcionando com torres gêmeas. Para os tornos Nakamura-Tome que rodam 24/7, foi decidido usar o Lina 500 da série 3nine BLUE LINE. Os separadores de névoa de óleo da série BLUE LINE produzem fluxos de ar de 300 CFM (500 m³ / h) até 1800 CFM (2500 m³ / h) e são adequados para tamanhos de cabine de 176CF / 5 m³ a 710CF / 30 m³. O modelo menor é o Lina 500 e foi projetado especialmente para maquinários pequenos e fechados com um volume de cabine de até 5 m³, e produz um fluxo de ar de até 500 m³ / h. Os separadores de névoa de óleo da 3nine são montados diretamente no maquinário, o que economiza espaço no piso e tubulação desnecessária.

A Heemskerk Fijnmechanica também comprou um separador Clara que estava conectado a dois centros de maquinagem. O Clara é adequado para maquinários com tamanho de cabine de até 10 m³. Todos os separadores da 3nine são instalados com um CIP (Cleaning in Place), que é um sistema de limpeza automática. O CIP mantém os discos e o rotor limpos periodicamente, borrifando-os com líquido de resfriamento limpo do maquinário.

Desta forma, os separadores têm baixa manutenção e você não precisa se preocupar com eles por anos. É isso que eu quero.

diz Heemskerk.

Mais benefícios

Os separadores de névoa de óleo estão em operação há quase meio ano e, embora Heemskerk e sua equipe já tenham notado que o ar se tornou muito mais limpo, ele queria medi-lo. “Nós medimos o ar que sai do separador de névoa de óleo e ficamos chocados de uma forma positiva. Pudemos ver um valor de 0,004 mg / m³, enquanto estávamos em 14 mg / m³ com o sistema antigo. Então, aquilo era realmente apenas uma chaminé.”

Além do ar limpo, os separadores de névoa de óleo da 3nine trazem ainda mais benefícios. Devido ao alto fluxo de ar e alto grau de separação, o calor é descarregado de forma eficaz. A temperatura no maquinário permanece consistente, mesmo quando em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma temperatura constante do maquinário é uma grande vantagem quando se trata de precisão dimensional e repetitiva da produção, já que a compensação de temperatura baseada em software das máquinas não é 100% impecável.

Há também vantagens relacionadas a ter lubrificantes mais frios, especificamente seus tornos com múltiplas torres e fusos, são equipados com várias bombas de refrigeração e todas são extraídas do mesmo tanque de resfriamento. Isso costumava resultar em um aumento de temperatura no tanque de resfriamento, mas de acordo com as próprias medições de Heemskerk, a temperatura do fluido de corte caiu de 34 para 24,4 graus Celsius graças ao separador de névoa de óleo 3nine. “Envolve uma diferença de temperatura de 10 graus, em média.diz Heemskerk. “Temperaturas mais baixas significam menos instabilidade, formação de espuma e infecção bacteriana / fúngica.”

Para ele, não há dúvida de que mais separadores de névoa de óleo de 3nine serão instalados. “Instalar seis sistemas de uma só vez foi um grande investimento para nós, mas a partir de agora vamos tê-los instalados como padrão em todas as novas máquinas. Então você não nota muito. Além do ar limpo, os separadores de névoa de óleo geram um processo mais confiável. E é isso que você quer, certamente para processos robotizados 24 horas por dia, 7 dias por semana. No final, você sempre precisará investir em equipamentos de extração do ponto de vista de saúde e segurança. Porém, toda a manutenção que você gasta neste equipamento irá acumular e, em algum momento, você precisará recuperá-los. Se você encontrar algo em que a taxa de falha caia consideravelmente, então torna-se viável. ”

 

O artigo é traduzido livremente do holandês para o inglês. Você pode encontrar o artigo original aqui.